News

2021-10-15

Florestas, Árvores e o Alívio da Pobreza na África: Um Resumo Expandido de Políticas (Tradução para o português)

À luz do próximo Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, o Programa do Painel Global de Especialistas Florestais (GFEP) da IUFRO lança a versão em português de sua mais recente publicação, Florestas, Árvores e o Alívio da Pobreza na África: Um Resumo Expandido de Políticas, em 15 de outubro de 2021.


Este resumo expandido de políticas (versão em inglês) foi lançado em julho de 2021 durante um evento virtual paralelo ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN-HLPF). Este documento foi preparado por 20 cientistas, com consultas a 207 colaboradores locais de vários grupos, incluindo formuladores de políticas, organizações de desenvolvimento internacional, sociedade civil e outros grupos de interesse, e está baseado no relatório de avaliação global do Painel Global de Especialistas em Florestas e Pobreza publicado em 2020.

Essa publicação descreve as evidências científicas mais relevantes da relação entre florestas, árvores e pobreza na África, explicando o contexto e destacando as  conclusões chaves a serem levadas em consideração pelas organizações estratégicas em toda a África.

As seguintes mensagens principais são enfatizadas no resumo expandido de políticas:

  • Florestas e árvores são essenciais para o alívio da pobreza na África.
  • Florestas e árvores podem contribuir para o bem-estar dos pobres na África, enquanto eles enfrentam profundas mudanças globais.
  • A distribuição dos benefícios das florestas e árvores para o bem-estar humano na África não é equitativa.
  • A coordenação intersetorial nas políticas de uso da terra pode evitar que os pobres arquem com custos excessivos.
  • Já existem medidas políticas que permitem que as florestas e árvores atinjam com eficácia os alvos da pobreza na África, mas não existe uma solução ‘única'.


Este Resumo Expandido de Políticas contribui para a implementação da Agenda 2063 da União Africana e Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030, destacando a conexão entre o ODS 1: Fim da pobreza e o ODS 15: Proteger a vida terrestre, e também tem relação com outros ODS relevantes.

O Resumo Expandido de Políticas e mais informações estão disponíveis para download em:  https://www.iufro.org/science/science-policy/regional-activities/forests-trees-and-poverty-alleviation-in-africa/

Encontre "Florestas, Árvores e a Erradicação da Pobreza: Potencial e Limitações. Um Relatório de Avaliação Global" em:  https://www.iufro.org/science/science-policy/gfep-initiative/panel-on-forests-and-poverty/.

 

<- Back to: News